Estrutura de Ensino da Educação Infantil

Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento.


A Escola Fazer Sonhar tem valorizado, cada vez mais, o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil. Ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e ter contato com manifestações artísticas, as crianças descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências.


Uma das funções básicas da Escola é permitir que as crianças reconheçam a existência de  outros indivíduos  com quem trocaram brinquedos, carinho, arranhões, experiências. É um trabalho delicado, que depende da sensibilidade dos educadores. Nesse processo, a criança amadurece, e quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônica e tranquila será.


Os princípios do uso da tecnologia na Educação Infantil são os mesmos válidos para todo o trabalho da Escola Fazer Sonhar: ela é um instrumento a mais no processo do conhecimento. Utilizamos a tecnologia de muitas e variadas formas: na comunicação, nas atividades de ensino, nos jogos, artes, sem preconceitos.


Os jogos dramáticos, atividades orientadas e com um fundo conceitual, dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora.


A linguagem universal da Música abre as portas da percepção, da diversidade cultural, da inteligência, da apreciação artística. Os ritmos, os pulsos, a dança, a expressão por intermédio dos sons, representam, na Escola Fazer Sonhar, um pilar importante do projeto pedagógico.


Evidentemente adaptado à faixa etária, o ensino de Inglês acontece por meio dos elementos lúdicos, com dramatizações, músicas, brincadeiras e filmes. Há uma professora de Inglês, que faz intervenções nem sempre programadas em todas as salas, de forma a integrar a nova língua ao cotidiano real das crianças.


O sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das habilidades ligadas ao movimento. Sempre aproveitando o aspecto lúdico do esporte, as crianças exercitam o pular, o nadar, o lançar, o escalar, o correr, o segurar, em graus sucessivos de complexidade. Assim, o desenvolvimento motor é estimulado, ao mesmo tempo em que se lançam as sementes de um contato saudável com o esporte. Dentro do mesmo princípio, são realizadas anualmente as Olimpíadas, jogos e brincadeiras sem finalidade de competição, cujo principal objetivo é unir as famílias em torno do prazer da atividade física.

You are here Educ. Infantil


Rua Ernesto de Souza Leão, 100 - Piedade,

Jaboatão dos Guararapes - PE

Unidade I (81) 3462.0431 | Unidade II (81) 3342.4538

E-mail: secretaria@fazersonhar.com.br

by